Sistema de Controle Financeiro Gratuito para MEI – Microempreendedor Individual | Sebrae
Acompanha-MEI é um sistema de controle financeiro gratuito para o MEI ( Microempreendedor Individual ) desenvolvido pelo Sebrae do Distrito Federal com a função de auxiliar o empreendedor individual a compreender a importância dos controles financeiros no seu negócio e acompanhar o faturamento e as despesas da empresa.
Instalação do Sistema de Controle Financeiro Gratuito para MEI – Acompanha-MEI
Para baixar o arquivo de instalação, clique aqui .
Procedimentos para instalação do sistema de controle financeiro gratuito para o MEI ( Microempreendedor Individual )
A configuração mínima para instalação deste software é:
1. Windows XP com Service Pack 2
2. Microsoft .Net Framework 2.0
3. Resolução 1024 x 768
Ao fazer download do arquivo no Site do Sebrae DF, o arquivo InstaladorMEI.msi provavelmente será baixado na pasta “Download” de seu computador como padrão.
Clique duas vezes no arquivo InstaladorMEI.msi
4. Será apresentada a tela 1.
5. Abrir Arquivo – Aviso de Segurança.
6. Clique em ‘Executar’.
7. Será apresentada a tela 2.
8. Bem-vindo ao Assistente para Instalação do Produto Acompanha-MEI.
9. Clique em ‘Avançar>’.
10. Será apresentada a tela 3.
11. Confirmar Instalação.
12. Clique em ‘Avançar>’ para iniciar a instalação.
13. Será apresentada a mensagem ‘Deseja permitir que o programa faça alterações neste
computador?’. Clique em ‘Sim’ para realizar a instalação.
14. Será apresentada a tela 4.
15. Instalando o Produto Acompanha-MEI
16. Aguarde a conclusão da instalação.
17. Será apresentada a tela 5.
18. Instalação Concluída
19. Clique em “Fechar” para sair.
Pronto! O produto Acompanha-MEI foi instalado com êxito.
Para executá-lo clique no ícone criado na área de trabalho do seu computador.
Acessando Sistema de Gestão Acompanha-MEI pela primeira vez
Instruções Básicas:
- Reserve um tempo e registre diariamente o movimento financeiro: recebimentos e pagamentos, doseu negócio.
- O histórico do movimento financeiro do seu negócio permitirá que você negocie melhores preços econdições de pagamento com os seus fornecedores.
- Fazendo a sua declaração anual e conhecendo os números financeiros do seu negócio, você também irá dispor de informações que ajudarão a negociar crédito com o Gerente do seu banco.
- Ao se registrar como Microempreendedor Individual, você se encontrará no primeiro degrau da microempresa. Este é o primeiro nível de faturamento de uma empresa.
- Além de monitorar as entradas e saídas financeiras para o cumprimento da legislação, ao anotar todo o movimento financeiro do seu negócio você terá condições de comparar o seu ganho mês a mês.
- O sistema de controle financeiro gratuito para MEI – Acompanha-MEI é um instrumento desenvolvido com a função de auxiliar o Empreendedor Individual a compreender a importância dos controles financeiros no seu negócio, ao fazer a divisão dos seus
ganhos profissionais e da sua renda familiar, acompanhar o faturamento e também as despesas do negócio. Ele permite conhecer o resultado financeiro, avaliar os ganhos e dar suporte às decisões sobre
o seu negócio.
Primeiro Acesso
Clique no ícone que foi criado na área de trabalho de seu computador no momento da instalação.
Condições de uso
A primeira tela que aparece quando o sistema é acessado pela primeira vez é o termo de condições de uso. Aceitar as condições de uso é uma obrigatoriedade para uso do Acompanha
-MEI. Clique em “Aceito”.
Cadastrar Empresa
A segunda tela que aparece quando o sistema é acessado pela primeira vez é Cadastrar Empresa. É necessário o cadastramento dos dados da sua empresa antes de começar a usar o sistema, para que o sistema funcione de acordo com a sua data de abertura da empresa. Clique no botão OK para continuar.
Os dados da empresa são obrigatórios. A data de abertura da empresa deve ser a data em que você aderiu e se cadastrou como microempreendedor
individual. A data definirá o limite de faturamento anual, parcial ou total
no primeiro ano de adesão.
Instruções:
1. Digite o CNPJ do MEI.
2. Digite o NOME da Empresa.
3. Entre com a Data de Abertura daEmpresa.
4. Digite o CEP da Empresa.
5. Digite o TELEFONE da Empresa.
6. Digite o E -mail do MEI.
7. Clique em ‘Adicionar’ para incluir a atividade exercida pelo MEI.
8. Será apresentada a tela 04 para inclusão de atividades.
1. Comece a digitar a atividade exercida pelo MEI.
2. Serão apresentadas todas as atividade que possuem a descrição digitada.
3. Selecione a atividade desejada.
4. Clique em ‘Ok’.
5. Será apresentada a tela 05 de Cadastro da Empresa.
1. Adicione uma ou mais atividades.
2. Selecione a atividade principal, as demais atividades serão consideradas
atividades secundárias.
3. Clique em ‘Gravar’.
Atenção!
O limite de faturamento será proporcional ao número de meses
desde a sua adesão ao MEI, ou seja data de abertura da empresa.
Observe o exemplo: Data Adesão: 01/02/2019.
Ao clicar em ‘Gravar’, aparecerá o aviso: “Neste ano, a sua empresa
terá o limite de faturamento proporcional ao número de meses desde a sua adesão ao MEI: R$74.250,00” (Neste caso de 01/02/2019 a 31/12/2019. Limite proporcional referente a 11 meses)
1. Clique em ‘OK’. Pronto! O sistema está pronto para ser
utilizado.
Tela 6 – Cadastro Empresa MEI
Cadastrar Meus Recebimentos no Sistema
Para cadastrar seus recebimentos no sistema, na seção FINANCEIRO no menu da lateral esquerda, clique em “Meus Recebimentos”.
1. Clique em ‘Novo’ para incluir um novo recebimento.
2. Será apresentada a tela abaixo para inclusão dos dados do recebimento.
1. Entre com a descrição do recebimento.
2. Selecione ‘Sim’ ou ‘Não’ se houve emissão de notafiscal.
3. Se ‘Sim’ será apresentado um campo ao lado para incluir o número da nota fiscal.
4. Digite o número da nota fiscal emitida.
5. Entre com a data do recebimento.
6. Selecione o tipo: • Revenda de Mercadorias • Venda de produtos fabricação própria • Prestação de Serviços
7. Digite o valor do recebimento.
8. Clique em ‘Gravar’.
Editar Recebimento
1. Escolha o item que deseja alterar dados.
2. Clique em ‘Editar’.
3. Será apresentada a tela abaixo com os dados selecionados para alteração
1. Altere o dado que deseja alterar.
2. Altere o dado.
3. Clique em ‘Gravar’.
Excluir Recebimento
1. Escolha o item que deseja excluir.
2. Clique em ‘Excluir’.
3. Será solicitada uma confirmação: Deseja excluir este registro?
4. Clique em ‘Sim’ ou, se não tiver certeza, clique em ‘Não’.
5. Se clicar em ‘Sim’ o registro será excluído permanentemente.
Cadastrar Meus Pagamentos no Sistema
Incluir Novo Despesa
1. Clique em ‘Novo’ para incluir um novo pagamento.
2. Será apresentada a tela 13 para inclusão dos dados do
pagamento.
Instruções:
1. Entre com a descrição da despesa.
2. Digite o número da nota fiscal recebida ou dados referente ao pagamento.
3. Entre com a data da despesa.
4. Digite o valor da despesa.
5. Selecione o tipo: • Despesas Gerais; • Compras de
Mercadorias;
– Registre as compras efetuadas com o CNPJ da empresa, para melhor
controle financeiro.
– Despesas gerais são todos gastos realizados para a prática do seu negócio.
6. Clique em ‘Gravar’.
Editar Despesa
Instruções:
1. Escolha o item que deseja alterar dados.
2. Clique em ‘Editar’.
3. Será apresentada a tela 15 com os dados selecionados para alteração de dados.
Instruções:
- Altere o dado desejado.
- Clique em ‘Gravar’
Excluir Despesa
Instruções:
- Escolha o item que deseja excluir.
- Clique em ‘Excluir’.
- Será solicitada uma confirmação: Deseja excluir
este registro? - Clique em ‘Sim’ ou, se não tiver certeza, clique em ‘Não’.
- Se clicar em ‘Sim’ o registro será excluído permanentemente.
Gráfico de Faturamento
O gráfico apresenta os totais de recebimentos por mês, do ano atual.
Valor médio mensal
O valor médio é calculado dividindo o seu limite total de faturamento no ano pelo total de meses desde a data de abertura da empresa.
A linha vermelha é apenas um sinalizador para acompanhar o faturamento do mês.
Valor máximo anual
O valor máximo anual é o limite de faturamento
definido em Lei, no 1º ano ele poderá ser proporcional ao
número de meses dependendo da data de abertura da
empresa.
Se o seu faturamento estiver excedendo o limite anual, isso é um bom sinal,
significa que o seu ramo de negócio está valendo a pena. Se o empreendimento está se desenvolvendo, é hora de adquirir novos conhecimentos gerenciais para continuar crescendo e faturando cada vez mais
Gráfico de Compras
O gráfico apresenta os totais de compras por mês, do ano atual.
Limite de compras anual
O limite máximo de compras anual que o MEI poderá efetuar de compras de mercadorias é de até 80% (oitenta por cento do valor bruto de suas receitas, de acordo com o faturamento calculado desde a data de abertura da empresa.
Evolução de Compras
Este valor é calculado somando todas as compras do ano corrente, realizadas até o momento. Quando a soma das compras for igual
ou maior do que 80% do limite do faturamento, antes de apresentar o
Gráfico de compras será apresentada a mensagem: “O limite máximo que o
MEI poderá efetuar de compras de mercadorias é de até 80% (oitenta por
cento do valor bruto de suas receitas.
Relatório Mensal de Receitas – MEI
Clique no item de menu ‘Relatório Mensal de Receitas’.
- Entre com a data de início.
- Entre com a data de término.
- Clique em ‘Emitir’.
- O relatório será apresentado na tela 30. Este relatório emitirá todos
os recebimentos registrados entre a data de início até a data de termino informada.
Relatório Anual de Faturamento / Receitas – MEI
Clique no item de menu ‘Relatório Anual de Receitas’.
- Entre com o exercício do ano anterior ou do ano desejado.
- Clique em ‘Emitir’.
- A entrega da Declaração Anual de Faturamento é um dos deveres do MEI, que acorre até o dia 31 de maio, sendo relativa ao exercício do ano anterior.
Quando o MEI entrega a Declaração Anual em atraso, fica
sujeito ao pagamento de multa.
Relatório de Recebimentos
Clique no item de menu ‘Lista de Recebimentos’.
- Entre com a data de início.
- Entre com a data de término.
- Clique em ‘Emitir’.
- Este relatório emitirá a lista de todos os recebimentos registrados
entre a data de início até a data de termino informada. Este relatório é utilizado para acompanhamento dos recebimentos no período informado.
Relatório de Pagamentos
Clique no item de menu
‘Lista de Pagamentos’.
- Entre com a data de início.
- Entre com a data de término.
- Clique em “Emitir”.
- Este relatório emitirá a lista de todos os pagamentos registrados entre a data de início até a data de termino informada.
Este relatório é utilizado para acompanhamento dos pagamentos no período informado.
Resumo Financeiro
- Clique no item de menu ‘Resumo Financeiro’.
- Entre com o ano desejado.
- O Resumo Financeiro apresenta o fluxo entre de valores gastos e recebidos. Servirá para verificar o saldo de cada mês e o resultado
anual.
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